top of page
not-9233-20210817123550.jpg

EDIFICAR SOBRE FUNDAMENTO ALHEIO

Você sabe o que quer dizer?

Você sabe o que o título acima quer dizer, sem ter que forçar a escritura a dizer o que ela não está dizendo?

Será que Paulo estava falando dele mesmo? Pois, é ele estava falando de seu fundamento, ou do fundamento apostólico.

 

Alguns podem até utilizar-se de textos bíblicos para dizer o que eles quiserem mostrar, porém ser fiel ao texto é o trabalho de todo bom pastor / líder ou teólogo. Veja os que estes textos abaixo dizem:

Coríntios 3:10-11, Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Romanos 15.20. Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.

 

Vamos ao trabalho hermenêutico. O primeiro ponto é respeitar o que a bíblia quer dizer, e para isso será necessário saber o que autor do texto, o apóstolo Paulo quis dizer nessa escritura aos Coríntios. Entendemos claramente que Paulo foi chamado para pregar aos gentios, os não judeus, conforme ele próprio declarou diversas vezes na Escritura, que era um apostolo dos gentios, sabemos que ele está falando de si mesmo, e não de outra pessoa: Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento. Ele foi um apostolo chamado para estabelecer o fundamento apostólico, e fundamentar o reino de Deus através da Palavra de Cristo. Melhor dizendo: (A salvação pela GRAÇA mediante a FÉ em cristo Jesus).

Este também sabia que o Reino de Deus não era só ele, mas também que os outros apóstolos de Cristo estavam estabelecendo o fundamento do Reino de Deus em outros lugares, como ele declarou aos Efésios, Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular. (Efésios 2:19-20).

 

Por isso, acredito e respeito o texto quando ele diz que não estava indo onde os apóstolos já tinham ido. Porém, precisamos saber exatamente o que ele, o apóstolo quis dizer. Pois seu chamado não era pastorear igrejas, mais por um tempo instrui-las e depois disso estabelecer lideres nessas comunidades.

Abrir outras frentes de trabalho do Reino de Deus era sua incumbência, porém não onde estava estabelecido já o Reino de Deus por outros apóstolos como ele. Ele não tinha um chamado para apascentar o rebanho, porém seu chamado era evangelizar onde Cristo ainda não era conhecido, plantar novas igrejas. O objetivo de Paulo era alcançar aqueles que nunca haviam ouvido o evangelho, a função principal de um evangelista.

 

Entretanto, para pastores e mestres, construir sobre a fundação estabelecida por esse tipo de evangelista é a parte mais importante do ministério deles (1 Co 3.6). Tinham que manter o fundamento, o qual é Cristo. Aqui muitos utilizam desse texto, para apresentar suas obras, e não a dos apóstolos. Dizendo, ou verbalizando as vezes até de seus púlpitos, que deveria ser utilizado para pregar a verdade, dizendo que são os donos da cidade, do bairro ou da nação, que suas convenções, mandam aqui e ali, mandam nas ovelhas, e que se alguém abrir outra igreja na região deles estão edificando sobre o fundamento alheio.

 

Será mesmo isso? A bíblia ensina isso mesmo? O que vemos aqui é Paulo explicando ao contraio do que dizem, e interpretam nas Escrituras deles. Paulo está escrevendo que é necessário que alguém edifique sobre o fundamento que ele colocou, o qual é Cristo, não necessariamente que ele é aquele que estabeleceu o fundamento, mas fundamento posto por ele e pelos apóstolos: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. (1 Coríntios 3:6). Exatamente como começou a acontecer em todas as igrejas de Deus. Nomeação de diáconos, presbíteros e pastores para edificar sobre o fundamento posto pelos apóstolos. Ele mesmo, Paulo elegia pessoas para edificar sobres seus fundamentos. Não os proibia. E se alguém saiu do meio deles, ou recebeu o evangelho por outro discípulo também era bem vindo, como ele mesmo foi bem vindo ao colégio apostólico. Pois, a obra é de Deus.

 

Vejamos o que diz o texto a partir da palavra edificar...

A / Edificar – do grego (oikodomeo), possui alguns significados, dentre eles citamos:

1 / Edificar uma construção a partir da fundação, uma edificação de pedra e cal, um edifico;

2/ Fundar, estabelecer;

3/ Promover crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, virtude, santidade, bem aventurança.

Os irmãos de nossas igrejas já devem ter notado que meus sermões sempre trazem 3 pontos chaves de interpretação de textos Bíblicos. Aqui, diante do texto original fica óbvio que a intenção de Paulo, era afirmar que não tinha intensão de promover o crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, virtude, santidade e bem aventurança sobre fundamentos estabelecidos por outros ensinamentos. Mas, estabelecer princípios de edificação desse edifico, a partir do que receberam de Jesus, que é particularmente os ensinos primários dados a estes apóstolos pelo Senhor. Aqui poderíamos nos perguntar? Existe ainda apóstolos hoje? Deixo ai um link para tirar suas conclusões >> Existe ainda apóstolos hoje em dia? O que a Bíblia diz!

 

Estaria então Paulo falando sobre alguém que sai de uma igreja, convenção, comunidade ou outra qualquer instituição eclesiástica por que encontra nela ensinos errôneos? Claro que não. Estaria ele dizendo que isso seria estar edificando em fundamento alheio saiu e abriu outra denominação? Claro que não. Ele, e todos os outros foram os primeiros a dizer que onde estiver ensino de falsos profetas, devemos fugir desses. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2 Timóteo 3:5).

Paulo vai se referir aqui, sobre qual fundamento a igreja, o edifico, o templo de Deus que são os cristãos, devem ser/estar fundamentados e estabelecidos. E ele diz, eu coloquei o fundamento, mais quem vier a edificar, não ponha outro além do que está posto, Pois ninguém pode pôr fundamento diferente do que já está posto, o qual é Jesus Cristo 1Cor. 3.11.

 

Portanto meu caro líder, pastor, convecções, comunidades, seja o que for. O fundamento não são vocês. Isso seria usar a Bíblia para fundamentar seus falsos ensinos de que são intocáveis e ungidos do Senhor. E que qualquer pessoa ou membros de suas igrejas, que mais são prisões espirituais, do que comunidades cristãs, quiser sair, ou pensar diferente de vocês são rebeldes. São pessoas ingratas. Isso, não se fundamenta com esse texto, nem com a Palavra de Deus. Pois o texto não diz nada acerca dessas mentiras, calúnias, e difamações que estes tais, dizendo se de Deus, ou se fazendo deuses em suas prisões de segurança máxima amedronta suas ovelhas. Cuidado, pois são lobos devoradores. A bíblia diz acerca de verdadeiros pastores fazendo uma advertência: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. (1 Pedro 5.2-3)

 

Ah mais eu não acredito nisso. Sim, você já está dominado (a) por esses líderes dominadores do rebanho, que não são deles, mais do Senhor Jesus Cristo. Uma vez fazia ceia em uma igreja e ouvi o candidato a pastor dizer: por que que até os livros que os membros leem nós temos que saber, tem que passar nas nossas mãos. Tem medo que escapem de suas correntes filosóficas.

 

B/ mas veja cada um como edifica sobre ele. Aqui, continuando o texto existe uma advertência. Veja como edifica sobre esse fundamento. Qual é o fundamento que Paulo colocou, está bem descrito no texto: Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.1 Coríntios 3:11. Não é apostilas de convenções, nem encontros face a face, nem igrejas em células, nem ensinos de demônios, nem qualquer outra coisa. Eu fui um pioneiro nos encontros face a face aqui no sul de minas. E se bobear posso após 20 anos relatar cada coisa escrita naqueles livros, para tentar te impactar, te derrubar na falsa unção, desde as mentiras da águia, até o que você precisa escrever num papel e queimar na cruz, de madeira no fundo ou dentro do local do encontro mais uma vez. Como se o fundamento colocado pelos apóstolos estivesse ultrapassado e essa nova heresia fosse maior do que o sacrifício de Cristo. E o pior, enquanto o evangelho deve ser falado do alto de um eirado, os encontros não se pode dizer a ninguém o que lá acontece. Só diga: O encontro é tremendo. Denunciar um falso ensino não é ir contra pessoas, mais contra falsa doutrina.

 

O fundamento do qual você deve construir sobre ele é Cristo, e este crucificado. Advertência (atente…1Coríntios 3:10) é quanto à estrutura (edificai depois), o outro que edifica pode ser eu, você, o irmão, a irmã, mais não quanto ao fundamento: Pois ninguém pode pôr fundamento diferente do que já está (já) está posto (por Deus), o qual é Jesus Cristo, a pessoa, não a mera doutrina abstrata sobre Ele, embora esta também esteja incluída, como doutrina apostólica; Jesus Cristo, MESSIAS ou UNGIDO.

Não é trazer luzes coloridas, paredes pretas, galão de óleo vazio no lugar de púlpito para atrair pessoas. Portanto meu irmão, Paulo não está falando de alguém que sai de sua liderança e procura outra, ou de alguém que sai de seu ministério e abre um ponto de pregação. Paulo está falando de ensinos e doutrinas apostólicas. Toda igreja que não se fundamenta nesses ensinos pode ser chamada, ou ter nome até de igreja. Porém não o é. Vamos caminhando.

 

C / E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício...1 Coríntios 3:12. Ao contrário de muitos leigos que são devorados pelos ensinos de falsos lideres, ou dominadores, Paulo não proíbe abrir igrejas fora dos (supostos fundamentos) que são reivindicados por homens. Ele  instrui a edificar com coerência, com temor, veja: E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. (1 Coríntios 3:12,13). A imagem ou figura de linguagem aqui é a de um prédio sobre uma base sólida e parcialmente composta de materiais duráveis ​​e preciosos, em contraparte com materiais perecíveis.

 

O ouro, prata, pedras preciosas, que podem resistir ao fogo (Apocalipse 21:18, Apocalipse 21:19), são ensinamentos que resistirão ao ardente teste do juízo, e Paulo não está se referindo a doutrina de prosperidade, nem diamantes ou outra preciosidade dessa terra. É uma expressão de comparações. Querendo visar a qualidade do ensino apostólico.

 

Madeira, feno, palha são aqueles que não suportam a sã doutrina, e não a heresia em si, pois isso destruiria os alicerces e traria apostasia imediata. Ele que dizer aqui sobre falsos ensinos, ou ensinamentos misturados com a filosofia humana, com o judaísmo, segundo falei acima. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

 

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.(2 Timóteo 4:3-4). Além dos ensinamentos, a estrutura fraca representa também as pessoas doutrinadas pelos ensinamentos desses homens maus nas Igrejas delas, cuja realidade de conversão, através da instrumentalidade dos falsos mestres não lhes dão conhecimento de Cristo, mais de apostilas, filosofias etc, e será testada no último dia. Onde houver a menor grama de ouro na fé, nunca se perderá (1Pedro 1:7; compare com 1Coríntios 4:12). Por outro lado, a mais leve palha servira de alimento para o fogo (Mateus 5:19).

 

Bom... apara não ficar muito extenso será creio que podemos ter compreensão correta do texto, através dessa pequena explicação. Pelo menos estou inteiramente satisfeito com o que a escritura me diz. Porém alguns ainda desconhecem a realidade deste texto, tentando força-lo a dizer outra coisa.

Santo Agostinho, teólogo e pai da Igreja disse: (Quando leio a Bíblia e quero que ela diga o que eu desejo que a Bíblia diga, ela não é mais minha regra de fé e pratica. E portanto não é mais a Palavra de Deus para minha Vida).

 

Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios. Romanos 1:13

O desejo do apostolo Paulo era estar em Roma para comunicar algum dom espiritual, para edificar sobre um fundamento que não estabeleceu, mais os apóstolos antes dele puseram.

 

Portanto meus amados irmãos, como disse acima, a bíblia nas mãos de religiosos, ela diz o que eles querem que a Bíblia diga. É necessário coragem e obediência a Deus, e ao seu Espirito Santo para respeitar o texto diante de uma exposição bíblica.

 

E se alguém te procurar vindo dessas igrejas moderninhas, procurando ajuda, não hesite em ajudá-los, não sejam medrosos, deixe falar o que quiserem. Nossa missão é salvar alguns que estão embriagados dessa falsa doutrina, e ensinar os novos convertidos a doutrina bíblica e apostólica.

 

Deus abençoe, agora você já sabe o que Paulo quis dizer com edificar sobre fundamento alheio.

Sola Scriptura.

Pr. Adélcio Ferreira – IBP - São Lourenço

bottom of page