• Pr. Adelcio Ferreira

A terra cambaleia como um bêbado


A terra cambaleia como um bêbado por causa de seus pecados.

Tão pesada sobre ela é a culpa de sua rebelião. O chamado profético “OUVI A PALAVRA DO SENHOR” ocorre 29 vezes no AT. No livro de jeremias 13 vezes, no livro de Ezequiel 6 vezes, no profeta Isaias 4 vezes e 3 vezes em 1 e 2 Reis e 3 vezes nos profetas menores.

No livro de Oséias o profeta traz uma sentença de acusação do Senhor para os sacerdotes contra seus maus caminhos e um chamado aos verdadeiros Israelitas “filhos” para que percebam a corrupção moral/espiritual do povo que abandonaram a verdadeira adoração, e está sem direito de ser chamado seu povo.

Ordenado por Deus Oseias toma uma mulher de prostituição para simbolizar a vida do povo de Deus com seu Senhor e marido. Seu casamento com a promiscua mulher, por nome de Gômer, fora esta informação, sobre a família de Oseias sabe muito pouco sobre este profeta.

A crescente ameaça da Assíria contra Israel e Judá é o contexto histórico que forma o ambiente profético de Oseias. A crueldade dos soldados assírios é comprovada em escritos, artes e fragmentos encontrados por historiadores na cidade de Nínive.

O rei era Jeroboão II , e reinava e mantinha o povo de Deus dentro de padrões mundanos e não nos padrões da Palavra de Deus.

A mensagem do profeta, provinha de Deus. E ao contrario do que muitos pensam hoje, ela consistia em ACUSAÇAO – INSTRUÇÃO – JUIZO E ESPERANÇA.

----------------------------------

1 - Eles não se importavam com a verdadeira adoração, e com o verdadeiro conhecimento de Deus.

- Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:21.

- Estavam violando os mandamentos de Deus e principalmente o quarto mandamento. Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro. Oséias 4:2.

- Continuo afirmando aqui, não foi abolido os mandamentos morais de Deus por que a Graça se manifestou. Jesus não veio abolir os mandamentos mais cumpri-los. Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra. Mateus 5:17-18.

- Somos salvos pela Graça, porém a lei moral de Deus precisa e deve ser observada por aqueles que se dizem seus filhos/filhas. Quem luta conta isso, são crentes pluralistas, liberalistas que aprovam aborto, pena de morte, homossexualismo e desejam atualizar as escrituras para satisfazer seus desejos pecaminosos e ainda afirmar que serão salvos pela Graça. Muito cuidado com esses lobos.

--------------------------------

2 - Oseias 4.6 – O povo se perde por falta de conhecimento por causa dos sacerdotes diz Deus no texto. Vamos ler o texto todo.

- O povo comum da nação de Israel foi tido por culpado diante de Deus, porém os mais culpados eram os sacerdotes (Oseias 4. 4-7). Por causa deles os sacerdotes viria a ira de Deus.

- Pois esses não só se mantinham em seus pecados, como também ensinavam o povo a pecar. Hoje todo mundo quer ensinar, principalmente por redes socias. Copiam e usurpam texto de outros para defender suas teses, porém milhares deles nunca leram a bíblia toda e falam do que não entendem.

- Se tivessem um pouco de temor no coração, não iam viver em pecado querendo ensinar. Não vos torneis muitos de vós mestres, meus irmãos, sabendo que receberemos um juízo mais severo.Tiago 3:1.

- O maior ensinamento cristão não é por falácias e sim por vida no altar. A vida de um crente na sociedade fala mais que mil palavras. Somos cartas vivas: Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 2 Coríntios 3:2.

- Oseias descreve o cenário atual em que vivemos. A religiosidade infectou inclusive os sacerdotes com uma falsa teologia de prosperidade e sensualidade, mas, Deus iria cuidar de que acontecesse o contrário, do que esperavam acontecer o Senhor diz: Eles não se multiplicarão (serão mais numerosos) na sua prostituição disse Deus, por que eles estavam buscando deuses da fertilidade e da prosperidade.

Oseias diz: Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à sensualidade, mas não se multiplicarão, porque ao SENHOR deixaram de adorar. A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento... Oseias 4.10.

- Pois é meu irmão/irmã, podem lutar contra a palavra de Deus, mais não prevalecerão contra ela. A própria Bíblia vai testemunhar contra os falsos crentes e falsos profetas. Quem crê na Palavra estará tranquilo, mesmo diante das maiores adversidades serão guardados pela Palavra que procede da boca de Deus...

- Agostinho já dizia muito antes dessa geração: Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.

-----------------------------------

3 – A ironia de Oseias provém da parte de Deus

- Embora as advertências seja a Israel, Judá também corria perigo de acompanhar Israel na sua desobediência, apostasia e castigo que receberia. Aplicar aos dias atuais.

- Se você, Israel, quer se prostituir, pelo menos não faça com que Judá se torne culpado. Não venham a Gilgal, nem subam a Bete-Áven. E não jurem, dizendo: Tão certo como vive o Senhor. Oséias 4:15.

- Oseias usa o nome Bete-Avén no sentido pejorativo e irônico. E até depreciativo para designar Betel = (Casa de Deus). Bete – Aven significa = casa do desastre, da perversidade, da idolatria e inutilidade. A palavra hebraica “Avén” pode significar também = riqueza e força.

- Betel tonou-se lugar da religião apostata em Israel. O nome de Deus continuava a ser usado. Porém seu nome associado aos ídolos e a sensualidade tornou-se uma hipocrisia, e blasfemado foi o nome do Senhor assim como o é em nosso país. Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. Romanos 2:24

- Ler - Atos/3/19

- Ler - Oséias 6:1-2

deus abençoe.

Pastor Adelcio Ferreira - IBPMG

Inscreva-se em nosso canal >> https://www.youtube.com/channel/UCvnT-QDIDq61qBYowPRn9Iw

40 visualizações0 comentário