• Pr. Adelcio Ferreira

A torre de babel e a Jerusalém Celeste do Apocalipse


Culto de ceia do Senhor. Tema: A torre de babel e a Jerusalém Celeste do Apocalipse Introdução.

----------------------------------

1 - Enquanto Babel queria subir até o céu, a Nova Jerusalém desce do céu para a terra.

- Deus traz a cidade ao encontro dos seres humanos que serão salvos. Não são os seres humanos que constroem a cidade de seus desejos e de seus sonhos, mas é o próprio Deus.


- A disputa acabou nessa cidade. Deus é seu único governante e Jesus o único assessor. O rio da vida, pode muito bem simbolizar aqui o Espirito Santo. Agua é um de seus símbolos, vida é uma de suas características também. Ele foi o meio pelo qual Jesus foi concebido. Lucas 1.35 / Mateus 1.18


- No Jardim do Éden havia quatro rios. Nesse Jardim Celestial, há um único rio, o Rio da Vida, o Rio de Deus. Ele flui do trono de Deus. Ele simboliza O Espirito de Deus, a vida eterna, a salvação perfeita e gratuita, o dom da soberana graça de Deus. Por onde O espirito passa, Ele traz regeneração, vida, cura e salvação. O rio da Vida simboliza a vida abundante que o Espirito de Deus nos oferece, que Jesus nos prometeu na gloriosa cidade.

---------------------------------

2 – A nova Jerusalém em contrapartida com Babel não será aberta a tudo, nem a todos.


- A cidade tem uma grande a alta muralha – Muralha fala de proteção, de segurança. Embora haja 12 portas (v. 13) e portas abertas (v. 25), nem todos entrarão nessa cidade (v. 27).


- Assim, como Deus colocou um anjo com espada flamejante para proteger a árvore da vida no Éden, assim, também, aqui haverá guarda, mas quem guarda a cidade é o próprio Deus. O muro demarca a santidade da cidade. Deus é o muro de fogo que protege sua igreja (Zc 2:5). A igreja está segura e nada pode perturbá-la na glória. Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela. Zacarias 2:5

-----------------------------

3 - Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome. Gênesis 11:4


- A NOVA JERUSALÉM ESTÁ CONSTRUÍDA SOBRE O FUNDAMENTO DA VERDADE (V. 14). Esse símbolo fala do ensino que a igreja recebe ou recebeu. Daquilo que a igreja segue hoje como verdade. A igreja está edificada sobre o fundamento dos apóstolos. Jesus Cristo é a pedra angular desse fundamento.


- A igreja do céu, a noiva do Cordeiro, a Nova Jerusalém está edificada sobre o fundamento dos apóstolos, sobre a verdade revelada que é Cristo, sobre as Escrituras, a Bíblia Sagrada. - A Nova Jerusalém não está edificada sobre Pedro, sobre visões e revelações apostatas, mas sobre o que diz as Escrituras. A Palavra de Deus é sua base. Não é uma igreja mística nem liberal. Ela é Logos-Centrica.


- A NOVA JERUSALÉM SE ESTBELECE E JOÃO VÊ FUNDAMENTADO NELA O TRONO DE DEUS – 22:3-4 O trono fala da soberania e do governo de Deus. Só o seu NOME será exaltado e NÃO O NOSSO. O Senhor governa sobre essa igreja. Ela é comandada por aquele que está no trono. Ela é submissa, fiel. Esse é um trono de amor. Os súditos também tem nome de reis e filhos do Altíssimo. Eles obedecem prazerosamente.

--------------------------------

Assista e compartilhe Deus abençoe sua vida

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

E-mail: pastoradelcio@hotmail.com

0 visualização0 comentário