top of page
  • Foto do escritorPr. Adelcio Ferreira

Avivamento em Asbury, ou apenas um reunião continuada?


Os historiadores que se ocupam do Avivamento Pentecostal no século 20 são unânimes em mencionar a Rua Azusa 312, em Los Angeles, Califórnia, em 1906, como o centro irradiador de onde o avivamento se espalhou para outras cidades e também outras nações. A Rua Azusa transformou-se em poderosa fogueira divina, onde centenas e milhares de pessoas de todos os pontos da América, ao chegarem atraídas pelos acontecimentos e para ver o que se passava ali, eram batizadas com o Espírito Santo, e ao retornarem para suas cidades levavam essa chama viva que alcançava também outras pessoas.


Um avivamento sempre será marcado por mudanças de caráter, conversões, arrependimento genuíno, de ideias, de sentimentos, da política e outras atividades humanas locais, e por onde o avivamento chegar. Tem muita gente falando do evento que acontece nos Estados Unidos no momento. Porém devemos esperar, ter cautela ao chamar esse acontecimento de avivamento.

Biblicamente devemos ser criteriosos. É inegável que exista uma manifestação sobrenatural ali, pois pessoas se reunirem por tanto tempo assim, em um propósito, que pelo menos ouvimos ser a busca de Deus, não é algo normal. Pois não existe ali, estrelismo, ou famosos promovendo algo. Pelo menos não vi falar nisso ainda. Haver ali pregadores, cantores ou cristãos com grandes nomes e fama entre os evangélicos.


Porém, todo avivamento bíblico seja histórico cristão ou não começa com arrependimento. O que aconteceu, então, nas manifestações conhecidas até hoje como avivamento: Foi inexplicável: o poder de Deus sobre as pessoas; a convicção das verdades divinas inundava os corações; o desejo de santidade dominava as almas; e, repentinamente, brotavam louvores dos corações; muitos eram batizados com o Espírito Santo, falavam em novas línguas; outros profetizavam; outros cantavam hinos espirituais, e as conversões eram frequentes. Sendo assim, o que disse acima era acontecimento frequente. Então mais uma vez digo: CAUTELA, ao classificar o que está acontecendo em Asbury como avivamento. E mais CAUTELA, ainda em dizer que o Brasil é o próximo alvo desse suposto, avivamento. Pelo menos o Brasil conhecemos, e sabemos como anda a Igreja Brasileira.


Alguém pode até classificar essa mensagem como sendo eu pessimista, mas, posso dizer que isso é ser cauteloso e bíblico. Pois a volta de Jesus na Bíblia e antecedida por apostasia, e outra existe murmúrios que Jesus apareceu lá. Porém a bíblia diz: Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito. Mateus 24.23.


Os irmãos querendo podem comentar também sobre isso, falar não proibido, quando trazemos amparo bíblico para nossas críticas.


Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. Atos 17:11.


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

7 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page