• Pr. Adelcio Ferreira

Decisões erradas! O princípio de uma tragédia

Atualizado: 18 de fev. de 2021



Texto: Rute 1. 1-2 (Tema: Decisões erradas! O princípio de uma tragédia.

(Esboço do sermão)

Introdução:

Decisões erradas podem te matar toda uma geração.


Todos nós cometemos erros. Sem conhecer o futuro, você não pode ter a certeza que fez a decisão certa. Mas você pode confiar que Deus vai cuidar de você, mesmo não sabendo o que vai acontecer.


- Elimeleque no Hebraico significa "Meu Deus é Rei".


Mas ele deixa o território de Judá que no Hebraico significa "Terra do louvor".


Deixa a cidade de Belém que no Hebraico significa "Casa do pão". Mais precisamente Efrata que significa significa "Terra Frutífera".


Eles vão para para Moabe = uma terra amaldiçoada, a religião moabita era politeísta. O deus principal da terra era Quemós (Jr 48:13-16),


E Moabe terá vergonha de Quemós como a casa de Israel se envergonhou de Betel, sua confiança. Como direis: Somos valentes e homens fortes para a guerra? Moabe está destruído, e subiu das suas cidades, e os seus jovens escolhidos desceram à matança, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos. Está prestes a vir a calamidade de Moabe; e apressa-se muito a sua aflição. Jeremias 48:13-16

----------------------------------------------

1 / Em Judá havia muitas famílias. Porque só Elimeleque resolveu deixar Judá?

- Existem certas decisões que nós tomamos que na realidade não somos nós que decidimos, mas sim as pressões da vida, as pessoas, as circunstâncias, as frustrações, e até mesmo por insinuação de satanás.


Enfim, quase sempre nós decidimos olhando os problemas, por um fator externo que nos leva a isto. A bíblia nos convida a olhar e confiar no Senhor:

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Salmos 125:1-2


- Elimeleque não quis saber de esperar em Deus, e a Bíblia diz que ele foi morar em Moabe para escapar da fome. E levou sua família com ele.


- Em algumas situações as vezes não somos nós que decidimos, mas algo ou alguém nos leva a tomar decisões que vão determinar o sucesso ou o fracasso em nosso futuro.


- O que devemos notar é que a maior parte das pessoas do mundo não quer o teu sucesso, mas sim o teu fracasso.


- Elimeleque tomou essa decisão movido por um fator externo, o medo da fome. Mas, esta decisão lhe custaria a própria vida, e também a vida de seus filhos, e a amargura de alma na sua esposa. (Um suicido – Um adultério – Um roubo na empresa – Um ministério que fracassa por não saber confiar em Deus. Na hora da crise quer ganhar mais em outra igreja, quer ir para um ministério maior etc).


É melhor permanecer a pão e água e ser amparado por Deus em Belém do que Partir para ter fartura por pouco tempo em Moabe

--------------------------------

2 / Essa família já estava sem direção de Deus acredito.

Infelizmente, o pecado de Elimeleque foi ter escolhido ir peregrinar, embora que por um tempo, em Moabe, um lugar amaldiçoado por Deus.

Como já dizia sua geração anterior em juízes. Ficar no lugar que melhor lhe parecer.

Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. Juízes 17:6

A maldição de Moabe está registrada em Deuteronômio 23.3-6, pelo fato de os Moabitas, descendentes de uma união incestuosa da filha mais velha de Ló com o próprio pai, não terem recebido Israel quando estes saíram do Egito, ao contrário, seu rei, Balaque, contratou um profeta chamado Balaão para os amaldiçoar.


Não teve direção para colocar nome em seus filhos. Malom e Quiliom: Malom na tradução do Hebraico significa "Doença, Adoentado". Quiliom significa "Ruína, Definhamento".


Chegar ao ponto de um passo tão grave, como deixar a sua pátria, parece nos dizer que não foi a primeira vez, que ele fez o que parecia reto aos seus olhos. Os nomes dos seus filhos: Malom (que significa: “grande fraqueza”) e Quiliom (“definhar, desvanecer ou esgotar-se”), nos mostram que o fruto dos seus próprios caminhos acabou trazendo necessidade e preocupação a sua família.


- Pode-se deduzir que Elimeleque não tinha sua mente em sintonia com Deus.


- Os erros de Elimeleque trouxeram sua morte e de seus filhos e grande sofrimento para sua esposa. (Ler Vs 19-20).


- Morre ele e seus dois filhos, e sua mulher tem que voltar envergonhada para sua terra.

--------------------------------

3 – Deixaram a benção, casa da benção e foram para caminhos de morte.


Ao morrer o pai Elimeleque, a mãe não deu conta de manter os filhos no Senhor.


Saíram da benção, já estavam em meio de ímpios e entraram em um Jugo desigual.


E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,

Os quais tomaram para si mulheres Moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. Rute 1:3-4


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte. Provérbios 14:12


A lição que tiramos para nossas vidas é que: Todos que abandonam Belém, a casa do Pão, e seguem em direção a Moabe, um lugar amaldiçoado, levarão sempre consigo, Doença, Ruina, Definhamento e morte. (Ou seja = Malom e Quiliom)


- Quando a maldição apanha alguém sua FELICIDADE É curta. após 10 anos de alegria veio também a morte aos dois filhos de Noemi.

- E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. Rute 1:5


- 10 anos aproximadamente após chorar a morte do marido, vai chorar a amarga decepção de perder seus dois filhos. Arrimo de sua vida, uma vez que estava sem marido.


Porém a decepção se tornou ainda maior quando soube que se tivesse permanecido, enfrentado a dificuldade, Deus lhes teria dado Vitória. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. Rute 1:6


Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25.


- Agora aqui quero lhe fazer conhecer toda a causa de toda essa tragédia. Por boca da própria testemunha de tudo o que aconteceu. Veja comigo o versículo 19 e 20. Ler.

------------------------------------

Conclusão: Mais vale o pouco com Deus do que o desespero pelo muito. Decisões erradas trazem frustração.


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG



959 visualizações0 comentário