• Pr. Adelcio Ferreira

Os olhos! A Candeia da alma

Atualizado: 18 de fev. de 2021



Mateus 6:22-24

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

- Candeia: Vaso suspenso por um gancho fixado à parede. Candeeiro de óleo ou de cera ou vela de cera. Lâmpada formada por um recipiente, com um bico pelo qual passa a extremidade de um pavio, que se enche com óleo para queimar.

- A candeia era algo que eles usavam para iluminar a casa naquela época, o corpo aponta para físico ou natural, os olhos representam a janela alma.

- Prestando atenção nas nossas consciências e mantendo-as saudáveis, estaremos muito inclinados a acreditar que elas certamente nos levarão ao que é certo, não esquecendo que a própria consciência pode ser obscurecida pelo pecado.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos (Obscurecidos) no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Efésios 4:17-18

- A consciência é como o olho. Quando o olho está saudável, todo o corpo é cheio de luz (Mt 6:22). Todo objeto é visto em suas cores e proporções verdadeiras.

Mas se houver catarata no olho, malformação ou daltonismo, todo o corpo estará cheio de luz distorcida ou escuridão (Mt 6:23).

Em Mateus os olhos são chamados de bons e em Lucas de simples.

- Ter bons olhos é procurar sempre enxergar o lado bom de cada situação. como Deus enxerga, com seus olhos de amor e compaixão!

- Ter bons olhos – É procurar ver as demais pessoas como Deus as vê. É verdade que há pessoas más, e que é difícil vê-las com bons olhos, porém devemos ver como o próprio Deus vê ou veria tal situação, ou ação destas pessoas.

É melhor ser prejudicado com bons olhos do que alcançar vantagens com maus olhos, isso é algo verdadeiro para nossos dias.

------------------------------------------

1 – Não devemos apressar em juízo acerca daquilo que vemos

O insensato já emite logo juízo sobre a sentença que é classificada diante do que os olhos veem. O que os teus olhos viram, não te apresses a revelar...25.8

Mateus, no capítulo 20. Após contar a parábola dos trabalhadores na vinha e explicar que os que trabalharam o dia todo receberam o mesmo valor que aqueles que trabalharam só por uma hora, Jesus disse que alguns se indignaram contra o dono daquela terra, que respondeu:

Não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mateus 20.15 / ARC)


Na versão NVI o “olho mau” que está na versão Almeida Revista e Corrigida, aparece como inveja na Bíblia NVI.


- Dentro desse contexto, a pessoa que tem olhos maus não gosta de ver a prosperidade dos outros, nem consegue entender a generosidade. O gesto do dono da vinha foi muito valioso, digno de fazer parte do tesouro do céu. Mas alguns trabalhadores estavam ligados apenas no tesouro dessa terra.

- preocupados em que outros receberiam o mesmo tanto, ainda que o dinheiro não fosse deles, não queria que outros tivessem o que eles iriam ter como recompensa do trabalho.


Quando Samuel foi enviado por Deus para ungir o próximo rei, na casa de Jessé, ele lançou seu olhar humano sobre aqueles jovens. Pensando que o rei deveria ser o mais belo ou o mais alto, Samuel iria ungir um dos filhos de Jessé, quando Deus disse:

Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. (1 Samuel 16.7).

- Foi enxergando o coração que Jesus escolheu os seus discípulos. Como sabemos através da Bíblia, eles eram homens comuns, com seus problemas, falhas e limitações. Mas Jesus olhou para eles com “olhos bons” e não levou em conta “quem” eles eram naquele momento, mas no que poderiam se tornar no futuro. Veja também o que a Bíblia diz sobre o “olhar do coração”:

“Oro para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou…” ( Efésios 1.18)


Os “olhos do coração” indicam para a visão espiritual de uma pessoa. O coração é um símbolo de onde brota, nasce as intenções. Olhar com o coração significa olhar com “bons olhos”, ou seja, enxergar como Jesus enxerga.

- O texto que estamos estudando diz que “….se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.”

----------------------------------

2 / Tome cuidado com seus olhos, cuide para que eles sejam bons e sejam luz para seu corpo

- Devemos perceber que o desejo por muitas coisas que você já teve, veio da ação de olhar! Olhou uma roupa na vitrine e desejou, olhou um bolo delicioso na confeitaria e desejou…até ai tudo bem, mas quando nossos olhos são maus, nosso corpo todo se torna mal

- É pelos olhos que vem o desejo e é pelo desejo que o pecado entra em nossas vidas. Muitas pessoas por verem a vida de outro dando certo, cobiçam suas conquistas e alguns são capazes de tirar até a vida para obter o que cobiçou.

- Outros não podem ver alguém ser bem-sucedido que querem de alguma forma atrapalhar. Olho mal... não devemos imitar esse padrão de vida. Pois devemos viver para gloria de Deus.

Tome cuidado com seus olhos, cuide para que eles sejam bons e sejam luz para seu corpo!

(Lucas 11: E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.34 A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mal, também o teu corpo será tenebroso).

- Davi disse: Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Não porei coisa injusta diante dos meus olhos...Salmos 101:2-3.

(redes sociais)

- Olhar o bem e desviar os olhos da maldade é um alerta bíblico e é importante para não ofuscarmos a luz que habita em nós. A partir da visão, daquilo que escolhemos ver, podemos trazer clareza para dentro de nós ou atrair escuridão e pecado.

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Salmos 25:15

-----------------------------------------------

3/ uma vez que seus olhos são a candeia da alma. Cuide deles.

- Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Apocalipse 3:18.

- A cegueira espiritual, tem matado muitos cristãos nesse século 21.

- Jesus disse: Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. Mateus 5:28-29

- Não se deixe levar pela concupiscência da carne. Cuide de sua vida espiritual. O afastamento de Deus começa cobiçando as coisas deste mundo e negligenciando as coisas de Deus.

Pois tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida- não provém do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

-----------------------

Conclusão: Mateus 6.24. Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou odiará um e amará outro; ou se apegará a um, e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

A fé de muitos que se dizem crentes é somente religiosa, não é uma fé sacrificial. Dois senhores. Nosso Senhor declara que, em último caso, existem apenas duas classes de homens, aqueles que servem a Deus e aqueles que servem ao [sistema do] mundo.


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

Assista a mensagem em vídeo e compartilhe



16 visualizações0 comentário