• Pr. Adelcio Ferreira

Paternidade espiritual! Saiba o que é.

Atualizado: 18 de fev. de 2021



Tema: Saiba o que é Paternidade espiritual bíblica.

Porque ainda que tivésseis dez mil aios (Guias) em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.1 Coríntios 4:15

No AT e no NT vemos o termo de paternidade Espiritual. Os profetas no antigo testamento eram considerados pais espirituais para seus servos. No novo testamento Paulo, João e outros apóstolos eram considerados pais espirituais para comunidade cristã.

Em se tratando de Deus e referindo-se a nossa Família temos nossos pais que nos ensinam as coisas concernentes a nossa vida comum. Precisamos de que alguém também nos aconselhe, nos guie corretamente nas coisas espirituais.

Se hoje sou o que que sou, graças a Deus primeiro, e aos meus pais espirituais, que não foi um somente mais 3 que considero de muita importância na minha vida ministerial. Um ainda até hoje é meu pai na fé, e me orienta em coisas difíceis até o momento atual de meu ministério.

Os primeiros cristãos eram frequentemente rejeitados por suas comunidades ou repudiados por suas famílias. Portanto, o vínculo da “família de Cristo” incluía a criação de uma nova ordem de pais e filhos. (Efésios 2.19).

Hoje em dia tem muito pastor e muito crente falando besteira com relação a textos isolados das escrituras para questionar paternidade espiritual. Com isso desejam atrair likes em suas redes, e ajuda a orfandade dos que se dizem cristãos a crescer cada vez mais. Tornando-os solitários em grande parte e desigrejados. A bíblia nos ensina a pôr à prova todas as coisas e reter o que é bom (1 a Tessalonicenses 5.21).

Não é apenas ir engolindo tudo o que se ouve. Vamos a Bíblia hoje ver essa questão de paternidade a luz das Escrituras. O termo grego usado por Paulo para filho, significa ter, e ser um relacionamento íntimo e recíproco formado entre os homens e mulheres de Deus onde se cuida de um discípulo (a) com amor, amizade, confiança, da mesma forma que pais cuidam de seus filhos.

No NT, alunos ou discípulos são chamados filhos por seus mestres, porque estes pela sua instrução educam as mentes de seus discípulos e moldam seu caráter. Assim, podemos dizer que a paternidade espiritual bíblica é um vínculo de relações, onde um cristão se sente profundamente ligado e comprometido a ajudar outro cristão a amadurecer na sua fé em Cristo Jesus.

---------------------------------------------------

1 / Existe uma grande orfandade espiritual no Brasil e no mundo.

- A orfandade que vivemos quando se apaga em nós o sentido de pertencer a uma família, a um povo, a uma terra, a uma igreja e também a Deus / é a orfandade que se aninha no coração das pessoas. A orfandade espiritual faz com que nos venhamos a perder a memória e o significado de ser filhos, ser netos, ser pais, ser avós, ser amigos, ser crentes;

- E falo hoje de duas realidades, uma repercute na outra. Primeiro a orfandade espiritual, que resulta na orfandade e insubmissão de filhos e Pais.

João o batista veio preparando o caminho do Senhor fazendo este caminho ser primeiramente restaurado para que Deus tivesse acesso aos corações dos homens. Tanto País como Filhos. Isso já profetizava Malaquias anos antes da vinda de João.

E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:6

- A questão da individualidade se tornar rebeldia começa dentro dos lares. Primeiro se rejeitam entre si pais e filhos, filhos e pais e depois podemos aí assistir isso se espalhando nas instituições. Não somente na Igreja, mais em todas as áreas da sociedade.

- Essa orfandade se emancipa em individualismo, e egocentrismo generalizado. As maiores dores e doenças espirituais estão nos lares e templos, entre laços familiares, e irmandades nas igrejas. Somente uma genuína conversão e submissão aos ensinos de paternidade sejam físicas, sejam espirituais podem trazer essa comunhão de volta. - Este sentimento de orfandade veio desde o primeiro casal e seus filhos. A orfandade foi um auto referencial que levou Caim a dizer: Sou, porventura, guardador do meu irmão? (Gn 4.9)

Caim devia ter prestado atenção na escritura de Hebreus 12. 7-10

vamos ler

- No antigo testamento vemos a Nação de Israel chamar Abraão, Isaque e Jacó de nossos Pais. (Sentido de guias espirituais da nação aos quais as promessas estavam condicionadas e eram passadas de geração a geração).

O escritor de provérbios trás várias admoestações a essa paternidade, tanto física quanto a espiritual. Nos profetas iremos ver também a Escritura dizer que Eliseu chama de Pai a Elias seu mestre no ensino do caminho do Senhor.

Paulo falou da necessidade de Pais espirituais, João chamava seus discípulos de filhinhos, e até mesmo para fortalecer nosso ensino de hoje, o Senhor Jesus olhou e viu essa orfandade e a necessidade de paternidade espiritual. Veja: E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36

Significado de Pastor / é um substantivo masculino

Pode ser dito: Aquele cujo ofício consiste em guiar os animais no pasto.

No nosso caso a Religião: É o Indivíduo que, no protestantismo, é nomeado por uma comunidade, para trabalhar como orientador espiritual. Queira você ou não. A vida se torna mais fácil quando somos mentoriados, pastoreados. Não é bom que o home viva só, já disse Deus no princípio da criação.

----------------------------------------------------------

2 / Existe uma grande necessidade de pais zelosos pelos interesses do Pai celestial. Ou seja, pelos interesses de Cristo e não de seus próprios interesses.

- Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. Mateus 9:37-38

- Os pais espirituais que nossos irmãos e irmãs hoje precisam são provenientes de Deus. São primeiro filhos obedientes a Deus, para depois poderem exercer paternidade espiritual aos filhos de Deus. E nós na qualidade pais espirituais, além de termos filhos mais novos, temos da mesma idade e temos filhos mais velhos que nós. Paulo diz que ninguém se faz, mais Deus os chama: E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus

Hebreus 5:4- Primeiro adquirem a experiência de andar com deus, em submissão a sua Palavra e a seus princípios e depois sim podem e devem discípular outros. Olha que maravilha de ensino: E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai. Filipenses 2:19-22

- Paulo diz o que aos Filipenses? Vou lhes enviar alguém que eu conheço, pois existe alguns que buscam o próprio interesse e não de Cristo.

(Será que foi por isso que você desanimou meu irmão/irmã)

Foi olhando para estes pais que desejam que seus discípulos comam nas mãos deles.

Falar aqui um pouco dos atuais / ou melhor alguns líderes deste movimento apostólico, e /ou celular. Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Filipenses 2:21

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas

2 Pedro 2:2-3

--------------------------------------------------

3 / O pai espiritual é aquele que gera filhos em Cristo (1 Co 4:15)

- Paulo diz: “Vocês podem ter muitos mestres que os ensinam, porém, não têm muitos pais”. É uma relação estreita, sentimental, familiar e íntima. “Eu sou o pai de vocês! Eu gerei vocês! Diz o apóstolo Paulo aos de Coríntios. - Aos Gálatas ele diz sentir as dores de parto: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Gálatas 4:19 - A função do nosso pai espiritual é ensinar-nos a crescer no caminho que vai dar certo. Que vai ser um caminho de multiplicação. E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais. Deuteronômio 30:5

- A benção da multiplicação em tudo estava sobre Abraão e sua descendência. Eles passavam a frente as promessas segundo o conhecimento dos pais e ate hoje ela nos é legada. Veja agora o que diz Paulo. Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. Romanos 4:16 - Quando filhos espirituais não se conectam com a paternidade espiritual, muitos deles ficam sem identidade e sem herança no reino de Deus.

- Em vez de seguir o exemplo mal e horrível de seu pai, o rei Ezequias ele confrontou as iniquidades de seu pai e confessou sua iniquidade: “Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mau perante o SENHOR, nosso Deus.” (2 Crônicas 29.6).

Não devemos nós perder nossa benção por muitos outros estão se aproveitando para encher os bolsos através da manipulação das pessoas como foi dito acima.

Amem, concluo o culto de hoje...terminamos na semana que vem.


Deus abençoe.

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG



5 visualizações0 comentário