• Pr. Adelcio Ferreira

Perguntou lhes Jesus: Quem dizem os homens que eu sou?


Nos dias de Jesus, as pessoas tinham diversas opiniões a respeito de quem Ele era. Hoje não é muito diferente. Se você perguntasse a várias pessoas na rua quem é Jesus, provavelmente receberia muitas respostas diferentes. Alguns, como Pedro no versículo acima, talvez diriam que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mas outros provavelmente O descreveriam apenas como um grande mestre ou profeta, ou talvez como alguém que fez milagres.

-----------------------------------------------

1 / A segunda maneira de responder requer uma posição pessoal, pois a pergunta é direta: E vós, quem dizem que eu sou? Pedro fala em nome do grupo e faz uma solene profissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Ao que Jesus responde? Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pais que está no céu”. Portanto, aquilo que Pedro sabe a respeito de Jesus não é fruto de entendimento pessoal, mas de uma revelação. Isto é, Deus se dá a conhecer, desvenda a sua intimidade e vem ao encontro dos homens convidando-os a participar da vida divina. Um conhecimento onde racionalidade não é suficiente, mas requer fé. LER Gl 1.15-16

-----------------------------------------------

2 / A racionalidade de baseia em dados empíricos ou históricos, mas somente a fé é capaz de apreender o Mistério da Pessoa de Cristo na sua profundidade. LER EFESIOS 1.16-17 - A salvação, a graça e fé é um dom de Deus e não fruto do esforço humano. - A fé não se limita a oferecer alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas crê e nos leva a uma relação pessoal com Ele, a adesão a sua pessoa, aos seus ensinamentos. João 3.11-12 A fé não é um salto no escuro, é uma adesão que requer o uso da inteligência, da vontade, dos sentimentos. A pergunta de Jesus: E vós, quem dizeis que Eu sou? pede que os discípulos tomem uma decisão pessoal em relação a Ele. Fé e seguimento de Cristo estão intimamente relacionados. Veja os samaritanos em João 4.42. Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

--------------------------------------------------

3 / Nossa geração atual o que diz: No texto de Marcos ninguém dizia nada ruim de Jesus Cristo. Diziam que ele era João Batista, Elias, algum dos profetas, todas referências boas e respeitáveis. Porém com um problema grave: Todas erradas. Hoje muitos pregadores, pastores e igrejas têm falado muito de Jesus. Falam coisas agradáveis, nada de ruim a respeito do Senhor: o Senhor é meu pastor; o Senhor salva; o Senhor é rei; o Senhor vai te dar um carro novo, uma casa nova, muito dinheiro, muita saúde, você não precisa sofrer nada nesta vida pois ele já sofreu por você Erros com potencial de deixar quem os ouve numa situação difícil, e levando muita pessoas a condenação. A desconhecer o caminho e vez de conhecer. Como está descrita em Mateus 7:23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim.


Assista e compartilhe

Deus abençoe sua vida


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

E-mail: pastoradelcio@hotmail.com

10 visualizações0 comentário