• Pr. Adelcio Ferreira

Série: Como prestar o verdadeiro culto bíblico para Deus_3


Texto: Livro do profeta Malaquias capitulo 1.

Tema: Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado Introdução:

-----------------------------------------

1 - O amor de Deus por Israel Jerônimo coloca, esse texto “Amei Jacó no ódio à Esaú”. Mostrando que ambas as nações pecaram; ambas são castigadas; mas Israel, pela livre misericórdia de Deus, foi perdoado e restaurado, enquanto Edom foi deixado na miséria que causou a si mesmo pela sua própria iniquidade. Assim é provado o amor de Deus pelos israelitas. Sendo que é das duas nações que o profeta fala, ao invés dos dois irmãos, e isso é visto dentro do texto pelo que se segue nas Escrituras. Quando a Esaú diz: Dei sua herança aos chacais do deserto... Os chacais são mamíferos onívoros do gênero Canis, que também inclui os lobos, coiotes e o cão doméstico. Ezequiel 35.9 / Eu te tornarei em desolações perpétuas, e tuas cidades nunca mais serão habitadas; assim sabereis que eu sou o SENHOR. Isaias 34.5 / Pois minha espada se embebedou no céu; eis que descerá sobre Edom, sobre o povo a quem condenei à destruição, para o julgamento.

-------------------------------------------

2 / Desprezo de Israel para com o amor oferecido a eles, assim como é oferecido a igreja hoje. O filho honra ao pai, e o servo a seu senhor. Se, pois, eu sou pai, onde está minha honra? E se sou senhor, onde está o temor para comigo? 1 Timóteo 6:1: Todos os servos que estão sob escravidão estimem aos seus senhores como dignos de toda honra; para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. Malaquias 1:6... diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Mas vocês perguntam: ‘Em que temos desprezado o teu nome? ’ (Compare com Ml 2:14-17; Ml 3:7,8,13,14)

--------------------------------------------

3 / As ofertas e sacrifícios inaceitáveis sendo oferecidas a Deus A resposta de Deus ao desafio deles (Ml 1:6), Em que temos desprezado o teu nome? Vocês oferecem sobre meu altar pão imundo no meu altar. Deuteronômio 15. 19-21 / Santificarás ao SENHOR teu Deus todo primeiro macho que nascer de tuas vacas e de tuas ovelhas: não te sirvas do primeiro de tuas vacas, nem tosquies o primeiro de tuas ovelhas. Diante do SENHOR teu Deus os comerás cada ano, tu e tua família, no lugar que o SENHOR escolher. E se houver nele mácula, cego ou coxo, ou qualquer má falta, não o sacrificarás ao SENHOR teu Deus.


- A mesa do SENHOR é desprezível... isto é, o altar (não a mesa dos pães da proposição)


- Ez 41:22 diz: O altar de madeira era de três côvados de altura, e seu comprimento de dois côvados; e seus cantos, seu comprimento, e suas laterais eram de madeira. E ele me falou: Esta é a mesa que está diante do SENHOR.


- As pessoas eram pobres, doentes e deixavam as piores ofertas para Deus. Os sacerdotes permitiam que fizessem isso por medo de ofende-las, e assim, perderem os seus ganhos. No versículo 8 chegaram ao descaso com o culto a ponto de fazerem o que era profano como se fosse santo: Quando vocês trazem um animal cego para o sacrifício, isso não é mal? E quando trazem o aleijado ou o enfermo, isso não é mal? Apresenta isso a teu governador; por acaso ele se agradará de ti, ou ele te aceitará? diz o SENHOR dos Exércitos.


Amós 5:21 / Eu odeio, desprezo vossas solenidades, e não aguento vossas reuniões religiosas Os sacrifícios dos gentios, quando oferecidos com devoção sincera, o são ao em nome do Senhor. Vs 11. (Tem muitos na igreja que não servem ao Senhor, mais a religiosidade).

---------------------------------------------

4 / A oferta de coisas profanas / sacrifícios de tolos / cultos a si mesmos e ao diabo em vez de ser a Deus. Vs 12 e 13 / 1 Samuel 1.29 /


- Trazem como oferta o que foi roubado, o aleijado, e o enfermo – ou seja, animais que não era lícito nem comer, nem muito menos oferecer em sacrifícios a Deus.


- E haveis de ser para mim homens santos: e não comereis carne arrebatada das feras no campo; aos cães a lançareis. Êxodo 22.31 Aqui Deus diz no versículo 14: Maldito seja o mentiroso, que tem animal sadio em seu rebanho, o promete, mas oferece o defeituoso ao SENHOR; pois eu sou o Grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, e meu nome é temido entre as nações. Malaquias 2. Versículos 1-2 /

----------------------------------------

Conclusão:

Assista e compartilhe Deus abençoe sua vida

Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

E-mail: pastoradelcio@hotmail.com

0 visualização0 comentário