• Pr. Adelcio Ferreira

Série: O coração do homem


Texto: Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51.9-10

Os psicólogos classificam as faculdades da alma como: mente, coração e vontade. Eles fazem da mente a base do entendimento; o coração a base da afeição e a vontade a base da escolha e da decisão. Mas a Bíblia fala do coração realizando todas estas funções. O homem pensa com o coração, entende com o coração, ama com o coração, escolhe com o coração e torna decisões com o coração. A Bíblia faz do coração quase um sinônimo da natureza humana, moralmente falando.

------------------------------------

1 / TODOS OS HOMENS TEM UM CORAÇÃO MAU, EM DECORRÊNCIA DO PECADO TER ENTRADO NO MUNDO. Você vai encontrar pecado no palácio do rico e na choupana do pobre. Vai encontrar pecado nos lares e nas ruas. Vai encontrar pecado nos escritórios, nas fazendas, nas minas e nas lojas.


- Vai encontrar pecado nos becos e nas avenidas. Onde quer que haja um coração humano, ali haverá pecado. Todo mundo é vítima do pecado. Ninguém nunca escapou do seu poder maligno e maldito. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4.23


- O pecado destruiu tudo, que Deus criou perfeitamente bom aqui na terra. Vemos o efeito do pecado na flor que murcha, na cobra que se arrasta e no rugido das feras. O pecado fez deste mundo uma criação que geme e que só vai ser libertada quando o pecado for destruído. Romanos 8.20 / Mateus 15.19 O coração é o armazém das qualidades morais. Os judeus estavam errados quanto ao que contaminava o homem. Pensavam ser alguma coisa exterior que o contaminava.

--------------------------------------

2 / O NOSSO CORAÇÃO É ENGANOSO Precisamos de um reavivamento que nos conscientize do pecado. Precisamos ser convencidos da propensão que temos para pecar. Precisamos notar o perigo do pecado. O pecado é feio, mas o coração não acha assim.


Jeremias 17.9. Enganoso é coração, mas do que todas as coisas. Ele tapa os olhos do nosso entendimento. Ele vai nos enganar com mentiras. O coração vai fazer você apagar o sinal de alerta contra a pecaminosidade. O coração vai impedi-lo de ouvir o grito de perigo. Vai encher sua mente das coisas fúteis e triviais da vida,


O coração vai cega-lo para a importância das coisas eternas. Lucas 21.34 Seu coração o colocará na estrada do inferno, fazendo-o pensar que está a caminho da glória. Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem. Provérbios 27.19 Seu coração fará com que se sente à roda dos escarnecedores, fazendo-o pensar que está na companhia de sábios.


O coração da inquisição levou-os a matar os santos, fazendo-o pensar que está trabalhando para Deus.

------------------------------------------

3 / O problema do homem não está fora dele. O ser humano é totalmente depravado. O coração completamente mau. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Gênesis 6.5 Não existe obra feita de maneira que possamos chamar de BOA, se a fonte dessa obra é má.


O homem sem Deus, quando resolve fazer algo que chamamos de bom, ainda assim é mal diante de Deus, por que não o faz por fé, ou seja para glorificar a Deus. Romanos 14.23. vamos ler. Agostinho, em seu Comentários ao Evangelho de São João, cita Romanos 14.23 como uma frase universal que cobre todas as condições humanas. Não que você possa dizer: Antes de eu crer eu já estava fazendo boas obras, e portanto, fui escolhido. Pois qual boa obra pode ser anterior à fé, quando o apóstolo diz: tudo o que não provém de fé é pecado?


A terrível condição do coração do homem nunca vai ser reconhecida por pessoas que avaliam isso apenas em relação a outras pessoas. Seu filho vai levar os amigos para uma festa. É uma "gentileza". Eles vão considerar um "benefício". Então, a maldade das nossas ações nunca pode ser medida meramente pelo bem ou pelo dano que elas causam a outros humanos. Romanos 3.23 Romanos 4.20 Paulo diz que a fé glorifica a Deus: Abraão pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus. A razão pela qual atos sem fé são pecados é que eles não glorificam a Deus como digno de confiança. Hebreus 11.6 diz: Portanto, onde não há fé, todos os atos desagradam a Deus. - Precisamos de um reavivamento para se crer no que Deus diz.


Precisamos de um reavivamento do temor de Deus. - Nínive era uma cidade má, porém houve esperança para ela quando seus habitantes desceram de seus cavalos de orgulho e se sentaram nas cinzas. - Quando mudaram suas roupas finas por panos de sacos; quando acreditaram no que Deus tinha dito sobre eles; quando deixaram de lado as iguarias e banquetes e começaram a jejuar. A história de Nínive mudou, quando seu coração mudou.


Continuamos no próximo culto

9 visualizações0 comentário