• Pr. Adelcio Ferreira

Série: O coração do homem Parte 2


A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o reservatório de tudo que somos. ... É por isso que as Escrituras diz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida Pv 4.23. Com o seu coração você escolhe entre o bem e o mal. E digo mais o mal do que o bem. Rm 7. 18 O querer o bem está em mim, porém não o efetua-lo. Sua consciência envia uma mensagem se algo está certo ou errado, e seu coração é o que o leva a escolher.


O coração que está em conexão com Deus é levado a capacidade de escolher o bem a cada vez que for sugestionado a fazer escolhas. O coração que se abre para outras influências impuras torna-se cego e confuso quando se trata de discernir entre o bem e o mal. Salmos 119:9. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.


--------------------------------------


1 / Qual a natureza de nosso coração


- Andávamos segundo o curso deste mundo. Efésios 2:2 (Como que o mundo caminha nos negócios – nas relações humanas – como caminha na amizade / namoro / casamento). - Como que o coração sem Cristo é dirigido? = segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Efésios 2:2


- Qual a vontade implícita nesse coração sem Cristo Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos... Efésios 2:3 Uma igreja na internet está ensinando isso em um de seus artigos.

Vou ler aqui - (Todos nascemos com corações limpos e puros. Seu coração se torna impuro quando você pecar voluntariamente, de novo e de novo).


-------------------------------------------


2 / O nosso coração / o nosso ser se torna justo pela justiça de Deus, e não por nossas próprias atitudes.


- Jesus confirmou essa descrição, quando disse que, o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o descumprimento de uma lei cerimonial, mas, sim, a obediência às inclinações malignas alojadas no coração tais como os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura (Mc 15.19).


- Jesus expôs a gravidade do pecado no coração ao declarar que o pecado da ira é igual ao assassinato (Mt 5.21-22),


- E que o pecado da concupiscência é tão grave como o próprio adultério (Mt 5.27-28Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Êxodo 20.14 diz não adulteraras Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela). (Eu porém vos digo é a norma de Jesus).


-------------------------------------


3 / A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração


- No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-lo e de obedecê-lo. Repetidas vezes, Deus realça diante do seu povo a necessidade do amor que provém do coração (ver Dt 4.29; 6.6).


- Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Deuteronômio 4:29 - Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:4-5 Estaríamos prontos para a oração de Davi - Cria – uma obra do todo-poderoso. Da Palavra hebraica BARA (lê-se BARÁ - "criar").


- Um coração puro – um coração livre da mancha do pecado. Salmos 24:4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. - Renova – implica que ele o possuiu, restaurar o que ele possuiu, renovar o princípio essencial de uma nova natureza que não tinha sido perdida, mas sua influência foi interrompida.


- Pois o Sl 51:11 mostra que ele não perdeu a presença e o Espírito de Deus, embora tenha perdido a “alegria de sua salvação” por que entristeceu o Espirito com seu pecado. Por cujo retorno ele ora. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 51:12


- Davi não queria e o crente regenerado não quer ser laçado da presença de Deus como foi Caim. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11 --------------------------------------


Continuamos na próxima semana Assista e compartilhe

Deus abençoe sua vida Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

E-mail: pastoradelcio@hotmail.com

5 visualizações0 comentário