• Pr. Adelcio Ferreira

Serie Santidade ao Senhor l parte 2

Atualizado: 22 de jan. de 2021


Santidade ao Senhor. / Êxodo 28. 36 / 1 Pedro 2.9

Introdução:

Kadosh significa santo, em hebraico ./ Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. É uma das palavras religiosas mais proeminentes do Velho Testamento, e é aplicada primariamente a Deus.

A mesma ideia é comunicada pelas palavras hagiazo e hagios, no Novo Testamento.

Nós já falamos que não se trata de uma ideia humana o que estamos aqui tratando nesses cultos de ensino. Mas, falando do aferidor de santidade.

Não estamos falando de usos e costumes, nem de canonização, nem de iluminação como acontece em algumas das religiões mais conhecidas.

Disto já se vê que não é correto pensar na santidade primariamente como uma qualidade moral ou religiosa, como geralmente se faz. Sua ideia fundamental é a de uma posição ou relação existente entre Deus e uma pessoa ou coisas consagradas a Ele.

O padrão de santidade ao senhor era para que seu povo fosse diferente de todos os povos da terra.

Por exemplo:

Jesus na sua oração sacerdotal disse: Santifica os na verdade, a tua Palavra é a verdade.

Como disse também no culto passado Obediência e santidade são sinônimos para nosso Deus.

------------------------------------

1 / Sua natureza.

A ideia escriturística da santidade de Deus é dupla. Em sentido original denota que Ele é absolutamente distinto de todas as Suas criaturas, e é exaltado acima delas em majestade infinita.

Assim entendida, a santidade de Deus é um dos seus atributos transcendentais e às vezes é até mencionada como a Sua perfeição central e suprema.

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaías 6:3

Aqui a Palavra referente a um de seus atributos aparece antes de seu nome. Aqui também seu nome como vem depois de sua qualidade moral, e traduzido para Adonai = Senhor dos exércitos, e não como no versículo 1 de Isaias que vem o nome antes de suas qualidades morais, ai o nome é YHWH. Por que é o nome absoluto de Deus referindo se a seu ser, e não a suas qualidades.

O tetragrama YHWH ocorre 5.410 vezes no texto hebraico da Bíblia.

A grande maioria dos manuscritos da Septuaginta (tradução antiga grega da Bíblia hebraica) representa o tetragrama YHWH pela palavra Κύριος (Kyrios, Senhor) correspondente ao termo hebraico אדני, (Adonai, que tem o mesmo significado).

A palavra Adonai vem do hebraico אֲדֹנָי, Adon (Senhor / Amo) + sufixo "ai" (de mim / meus minhas) forma a palavra Adonai. Esta palavra era utilizada pelos fenícios para o deus pagão Tamuz e era o nome do deus grego Adônis com os acréscimos deles claro devido a sua postura em relação a seus deuses.

Os judeus utilizam esta palavra em relação a YHWH no lugar de pronunciar o tetragrama como em orações, ocasiões solenes e para referir-se as qualidades de Deus. Como por exemplo Isaias descreve = Santo, Santo, Santo é o (Adonai) Senhor dos Exércitos.

----------------------------------------

2 / Santidade de Deus é um de seus atributos mais centrais. Não o maior, mais o mais central na bíblia.

- Não parece próprio falar de um atributo de Deus como sendo mais central e mais fundamental que o outro; mas, se fosse permissível isto, a ênfase da Escritura à santidade de Deus pareceria justificar essa escolha, pois a bíblia fala muito sobre esse atributo.

"Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas? Êxodo 15:11

- Contudo, é evidente que, neste sentido da palavra, a santidade não é realmente um atributo moral que possa ser coordenado com outros, como o amor, graça e a misericórdia, mas é antes uma algo de amplitude igual à de todos os predicados de Deus. Envolve caráter / pessoa e também suas criaturas e a obra de Deus.

Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

1 Samuel 2:2

Veja outro versículo onde apesar de Deus amar seu povo seu amor, não fere ou está acima de sua santidade. Deus apesar de amar o povo não pode sujeitar sua santidade ao pecado do povo, pois a sua justiça não permite. Diante de pecado mesmo Deus nos amando a justiça trará juízo.

Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu Santo?

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar Habacuque 1:12-13

... porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios. Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei... Êxodo 33:3-5

---------------------------------------

3 -A SANTIDADE DE DEUS diante da visao de homens de deus.

Isaias - "Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória." (Isaías 6:3)

OS SERAFINS LOUVAVAM A DEUS POR SUA PERFEITA SANTIDADE

João - Aproximadamente Oitocentos (800) anos depois, João viu, numa visão semelhante, os quatro seres viventes proclamando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso."

"Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir." (Apocalipse 4:8)

Salmo 93: 5

Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre.

------------------------------------------

Conclusão de hoje: Deus é Santo. Separado em todas as suas obras. Todos que desejam servir a Deus precisam ser separados. Quanto mais consagrados, mais amigos de Deus.

Continua no próximo culto...


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

0 visualização0 comentário