• Pr. Adelcio Ferreira

Serial Killer, o diabo e Deus



Texto: Lucas 13. 1-5

E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

----------------------------------------------------------------------

Introdução: A desgraça acontecida em Jerusalém, quando cai uma torre e mata 18 pessoas, é lembrada somente por Lucas 13,4. Não há nenhuma outra referência na Bíblia sobre essa torre e nem sobre esse evento trágico. Ao invés, é bem conhecida a piscina de Siloé. Na verdade era um reservatório de água, situado abaixo do Templo, dentro da Cidade Antiga (hoje fica fora dos muros de Jerusalém). Trazia água de fora da cidade, do riozinho chamado "Giom", através principalmente do canal cavado por Ezequias, cavado cerca de 700 anos antes de Cristo, de maneira que o povo pudesse ter água mesmo se a cidade fosse sitiada pelos inimigos. Diante de tais considerações, é provável pensar que nas imediações desse reservatório existissem construções e a queda de uma delas tenha provocada a tragédia mencionada por Lucas 13.


Quanto aos galileus, este trecho da história não é registrado (tanto quanto eu posso encontrar) por Josefo: no entanto, ele afirma que os galileus eram as pessoas mais sediciosas do país: pertenciam adequadamente à jurisdição de Herodes. Porém, enquanto mantinham as grandes festas em Jerusalém, provavelmente, por seu comportamento tumultuado em alguma delas, deram a Pilatos, que era um inimigo mortal de Herodes, um pretexto para matar muitos deles. Arquelau é representado por Josefo como enviando seus soldados para o templo e matando 3000 homens enquanto eles estavam empregados em oferecer sacrifícios. Hoje estamos vivendo horrores que já houveram na terra, e demonizando ou dando ibope para satanás diante de situações que podem sim ser fator relacionando a maldade do coração humano.


Assista e compartilhe

Deus abençoe sua vida


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG

E-mail: pastoradelcio@hotmail.com

0 visualização0 comentário